Outubro Rosa

 

Olá Gente do bem! Estamos no mês de Outubro! Mês das crianças, mês do Nordestino, da Natureza, da sogra OPS! Das bruxas rsrs e mês de uma campanha internacionalmente conhecida como Outubro Rosa que tem como objetivo chamar atenção incentivar a prevenção ao câncer de mama, uma doença grave que é a maior causa de morte das mulheres brasileiras. E se engana quem acha que só as mulheres devem se preocupar com esse vilão! Os homens também correm risco, as chances são bem menores, mas pode acontecer e na maioria das vezes o câncer de mama nos homens só é diagnosticado em estágio muito avançado por causa da falta dessa informação.
Fatores de Risco:
Fator de risco é algo que afeta a chance de adquirir uma doença. Existe fator de risco que pode ser controlado como uso de bebida alcoólica e que não pode ser controlado como histórico familiar
Alguns fatores de risco:
Ser mulher
Menstruação precoce
Predisposição genética hereditária
Ter idade a partir dos 40 anos
Mamas densas
Obesidade
Sedentarismo
Alcoolismo
Tabagismo
Mas o câncer de mama pode "surgir" em alguém que não apresente nenhum desses fatores de risco, por isso é sempre bom ficar atento, ok?
Como faz isso? Tomando precauções!
Quais são elas? Saca aí:
Autoexame de 3 em 3 meses, no caso de mulheres que ainda menstruam a melhor época para fazer o autoexame é alguns dias após a menstruação. Mas fazer exames clínicos e mamografias é essencial pois é a maneira mais eficaz de descobrir o câncer no início onde se tem 90% de chance de cura.
Se no autoexame for detectada qualquer alteração procurar um médico imediatamente, mesmo se for alguns dias após um exame clínico ou mamografia.
Tipos de alterações:
Nódulo único endurecido
Efeito casca de laranja
Inchaço da pele
Inversão do mamilo
Sensação de nódulo ou massa
Íngua ou nódulo aumentando na axila
Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
Dores na mama ou mamilo
Você já sabe mas não custa repetir que o câncer de mama é uma doença muito grave responsável por muitas mortes pelo mundo inteiro,então, sempre é bom estar atento e espalhar essa ideia de se cuidar, maaas PARA NOOOSSA ALEGRIA! Tem tratamento e cura, é muito importante que seja diagnosticado o mais cedo possível e é essencial além do tratamento o apoio da família e dos amigos!
Quer abraçar a causa?
Você pode doar 1,00 para ajudar na formação de jovens no ofício da peruca junto com uma parte do seu cabelo, é só mandar um e-mail para: forcanaperuca1@gmail.com informando que você quer fazer a doação que eles te explicam direitinho.
Quer saber mais?
Existe um aplicativo chamado "laço rosa neo mama" , nele você encontra mais detalhes sobre o Outubro Rosa, passo a passo do autoexame e ainda pode compartilhar uma linda foto apoiando a campanha.

Ah! Estamos lançando um desafio, quer participar? É só baixar o app "Laço Rosa Neo Mama" e compartilhar sua foto criada no app no facebook com o link da postagem e a hashtag ‪#‎BatomOutubroRosa‬ e nós vamos compartilhar na página do facebook do Batom De Brigadeiro.

Lembrem-se! Informação boa é informação compartilhada! 


Comentários

  1. Campanha hiper apoiada!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário